54 3223.8700  Busca Avançada
Novidades Exemplo
Novidades Exemplo Financiamento de imóvel será a maior modalidade de crédito em 2013
O crédito habitacional deve se tornar a principal modalidade de crédito concedido às pessoas físicas no primeiro semestre de 2013, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira pela Serasa Experian. O crédito imobiliário perdeu a liderança no Sistema Financeiro Nacional em junho de 2001.

De acordo com os dados, considerando-se os saldos das carteiras do crédito concedido às pessoas físicas, o crédito habitacional - que ocupava a quinta colocação em dezembro de 2008, com R$ 63 bilhões - alcançou a segunda colocação em novembro de 2012, com R$ 270 bilhões, representando 24,8% do crédito absorvido no País.

A diferença entre o crédito pessoal, atualmente a maior carteira do País, e o crédito habitacional é de 1 ponto percentual, sendo que o último vem crescendo em ritmo acelerado, maior do que para compra de máquinas por exemplo.

De acordo com a Serasa, s fatores que contribuíram para o crescimento do crédito imobiliário foram "a estabilidade econômica, combinada com a manutenção do emprego e da renda, a alienação fiduciária, que trouxe maior celeridade na execução da garantia, reduzindo significativamente a inadimplência, estimulando os bancos a aumentarem a oferta, os prazos e a reduzirem as taxas de juros".